Escola organizada pelo ICTP-SAIFR abordará assuntos relacionados à cosmologia e à física de partículas no Universo primitivo
Escola organizada pelo ICTP-SAIFR abordará assuntos relacionados à cosmologia e à física de partículas no Universo primitivo
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá em São Paulo, entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro, a escola “Origin of Matter Domination in the Universe”.
A bariogênese será o tema principal do evento, que também abordará outros assuntos relacionados à cosmologia e à física de partículas no Universo primitivo.
A escola é voltada a estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores e terá aulas em inglês sobre o Modelo Padrão da física e suas extensões, teoria de campo a temperaturas finitas, técnicas e métodos de cálculos teóricos, relação da bariogênese com outros problemas não resolvidos, como massa de neutrinos e matéria escura.
Entre os palestrantes está Mikhail Shaposhnikov, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça). O físico foi responsável, ao lado de Valery Rubakov e Vadim Kuzmin, por propor um novo modelo para explicar o mecanismo de produção de matéria no Universo primitivo. Por suas investigações, ele recebeu diversos prêmios e foi contemplado com um financiamento especial do Conselho Europeu de Pesquisa.
Também haverá aulas de Yossi Nir, do Instituto Weizmann de Ciência (Israel); Mikko Laine, da Universidade de Berna (Suíça); Thomas Konstandin, do instituto de física alemão DESY; Thomas Hambye, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica); e Iason Baldes, da Escola Normal Superior (França).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR até domingo (10/09). Há uma verba limitada para solicitação de ajuda de custo.
A escola será no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/omdu2023/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.