Seminário no IFUSP debaterá como a definição clássica de método científico reflete o processo de criação nas ciências
Seminário no IFUSP debaterá como a definição clássica de método científico reflete o processo de criação nas ciências
Agência FAPESP – “Olhares para o Método Científico” será o tema do seminário Ciência para Todos, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no dia 28 de março de 2017, a partir das 18h30.
A apresentação será feita pelo professor Ivã Gurgel, do IFUSP, especialista em história da física e educação científica e coordenador do Grupo de História e Teoria do Conhecimento.
Segundo Gurgel, na difusão de conhecimento pelas universidades “há muitas possibilidades não exploradas e que poderiam ajudar a transpor barreiras. Seminários abertos a todas as pessoas, inclusive e especialmente aquelas cujas áreas de conhecimento parecem diferentes da do tema abordado no seminário, é uma dessas formas”.
No evento, a partir da definição clássica de método científico, será problematizado o quanto aquela definição reflete o processo de criação nas ciências. Para isso, será tomado como exemplo a elaboração da relatividade restrita por Albert Einstein e discutido como o próprio cientista descreveu seu processo criativo.
O seminário tem entrada franca e será realizado no auditório Adma Jafet do IFUSP, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: http://portal.if.usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.