Primeira edição do evento terá palestra, minicurso e outras atividades sobre o uso de ondas gravitacionais para observar o Universo
Primeira edição do evento terá palestra, minicurso e outras atividades sobre o uso de ondas gravitacionais para observar o Universo
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) está com inscrições abertas para a Oficina ICTP-SAIFR para Jovens Físicos, que acontecerá entre 30 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo.
A oficina será aberta com uma palestra sobre o uso de ondas gravitacionais para observar o Universo, ministrada por Odylio Denys de Aguiar, chefe da Linha de Pesquisa em Astrofísica de Ondas Gravitacionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em seguida, Riccardo Sturani, pesquisador do ICTP-SAIFR, ministrará um minicurso de astronomia das ondas gravitacionais com uma parte teórica e outra prática.
Durante o evento, os alunos também participarão de uma visita virtual ao Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, sediado nos Estados Unidos, quando poderão conhecer um pouco das instalações, com ênfase na sala de controle.
A oficina será encerrada com uma mesa-redonda em que pesquisadores e estudantes de pós-graduação compartilharão um pouco de sua trajetória acadêmica e de como chegaram à área de ondas gravitacionais.
Para se inscrever, é necessário estar cursando o ensino médio e preencher formulário on-line até domingo (24/09). Os candidatos selecionados serão comunicados até a próxima terça-feira (26/09). A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
As atividades serão realizadas das 9h às 17h30, no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco 2, Barra Funda, São Paulo, SP.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/oficina/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.