Evento promovido pelo Instituto de Artes da Unicamp debaterá as ideias que estiveram presentes nos modernismos e na concepção de modernidade latino-americana
Evento promovido pelo Instituto de Artes da Unicamp debaterá as ideias que estiveram presentes nos modernismos e na concepção de modernidade latino-americana
Agência FAPESP – O Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-Unicamp) promove amanhã (03/05) e quarta-feira (04/05) o seminário internacional “Modernismos na América Latina entre os dois lados do Atlântico: transferências, migrações e apropriações culturais”. O evento integra as atividades de um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP.
O evento tem como tema central a reflexão sobre as transferências, migrações e apropriações culturais nos países ibero-americanos. O objetivo é discutir as ideias que estiveram presentes nos modernismos e na concepção de modernidade latino-americana em que o primitivismo e as culturas populares tiveram um papel distinto do imaginário e das obras de arte modernistas.
As apresentações serão divididas em quatro mesas temáticas: “Modernismos transatlânticos: historicismo e arte etnográfica em perspectivas de descolonização”, “Arte indígena, território e trânsitos culturais”, “Modernismos e primitivismo: reflexões em perspectivas pós-coloniais” e “Modernismos: Transferências e migrações culturais”.
A transmissão ocorrerá a partir das 9h30, pelo canal do IA-Unicamp no YouTube.
Mais informações: www.iar.unicamp.br/content/907/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.