Minicursos para estudantes do ensino médio – 2024
05 de março de 2024

Iniciativa promovida pelo ICTP-SAIFR abordará o tema “As estrelas, a tabela periódica e nós: a origem dos elementos químicos”

Minicursos para estudantes do ensino médio – 2024

Iniciativa promovida pelo ICTP-SAIFR abordará o tema “As estrelas, a tabela periódica e nós: a origem dos elementos químicos”

05 de março de 2024

 

Agência FAPESP – De onde vêm os elementos que compõem a estrutura do planeta, o ambiente e até os corpos humanos? É a partir dessa questão que se estrutura o próximo minicurso para estudantes do ensino médio do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), que será oferecido nos próximos três sábados (9, 16 e 23 de março), às 10 horas.

O tema será “As estrelas, a tabela periódica e nós: a origem dos elementos químicos”. As aulas serão ministradas pelo astrofísico Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

O minicurso examinará os processos de formação e evolução das estrelas. O núcleo desses astros, segundo o astrofísico, são o único tipo de “fábrica” de elementos químicos do Universo.

As aulas ocorrerão a partir das 10 horas, no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Várzea da Barra Funda, São Paulo. O curso também será transmitido ao vivo pelo canal do ICTP-SAIFR no YouTube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (07/03), por formulário eletrônico. Os interessados em acompanhar on-line não precisam se inscrever. Haverá emissão de certificados aos inscritos.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.