Minicurso para estudantes do ensino médio é oferecido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental; inscrições até amanhã
Minicurso para estudantes do ensino médio é oferecido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental; inscrições até amanhã
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) oferece, neste sábado (11/11) e no próximo (18/11), o minicurso “Mensageiros cósmicos: raios cósmicos, neutrinos e raios gama”. Voltada a estudantes do ensino médio, a atividade será realizada de forma presencial em São Paulo, mas terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
O ministrante será Edivaldo Moura Santos, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) com experiência nas áreas de partículas elementares, astrofísica e cosmologia.
A atividade discutirá como raios cósmicos ultraenergéticos, que incluem neutrinos e raios gama com fótons de altíssima energia, podem ser usados para melhorar a compreensão da física por trás de objetos astrofísicos como buracos negros supermassivos, estrelas de nêutrons, supernovas e galáxias com alta taxa de formação estelar. Também será explorado o funcionamento de observatórios ao redor do mundo que se dedicam à detecção dessas partículas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até amanhã (10/11), por formulário on-line. Haverá emissão de certificado para quem estiver presente em ambos os encontros. Os interessados em acompanhar a transmissão ao vivo não precisam se inscrever.
O minicurso será realizado no auditório do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, 4º andar, Várzea da Barra Funda, São Paulo, perto da estação de Metrô Barra Funda.
A transmissão on-line será das 10h às 13 horas, pelo canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.