Professora da Harvard University apresentará na USP aula sobre as diferentes formas de análise de camadas históricas e artefatos visuais
Professora da Harvard University apresentará na USP aula sobre as diferentes formas de análise de camadas históricas e artefatos visuais
Agência FAPESP – A professora da Harvard University Giuliana Bruno dará uma masterclass presencial na Universidade de São Paulo (USP) amanhã (07/12), em São Paulo. O evento é promovido pela Significação: Revista de Cultura Audiovisual e o Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (Laica), com apoio da FAPESP. O evento faz parte da Escola Interdisciplinar FAPESP 2023, Humanidades, Ciências Sociais e Artes.
Na aula, Giuliana Bruno tratará das diferentes formas de análise de camadas históricas e artefatos visuais para trazer percepções de contextos com maior aprofundamento.
A abordagem interdisciplinar da professora promoveu conexões entre os campos das artes visuais, história da arte, arquitetura, cinema e estudos culturais. Seu trabalho antecipou o campo da “arqueologia da mídia”, descobrindo e analisando camadas históricas e traços incorporados em artefatos visuais para obter percepções contextuais mais profundas.
A masterclass será baseada, principalmente, em seu livro mais recente, Atmospheres of projection: Environmentality in Art and Screen Media, que considera inter-relações de projeção, atmosfera e meio ambiente, vinculando a arte à ecologia da ambientação.
Sem necessidade de inscrição prévia, o evento ocorrerá às 18 horas, na Sala Villa Lobos da Biblioteca Brasiliana Mindlin, que fica na rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: https://tinyurl.com/4r6jxe49.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.