No Dia Nacional da Ciência, pesquisadores de universidades públicas lançam força-tarefa contra o negacionismo e o movimento anticiência
No Dia Nacional da Ciência, pesquisadores de universidades públicas lançam força-tarefa contra o negacionismo e o movimento anticiência
Agência FAPESP – O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico será celebrado amanhã (08/07) com o lançamento do Centro SOU_Ciência, força-tarefa que envolve mais de 50 pesquisadores e cientistas de várias universidades públicas do Brasil contra o negacionismo e o movimento anticiência.
Coordenado pela professora Soraya Smaili, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o centro tem como incumbência estudar e acompanhar a educação superior e a ciência produzida nas universidades brasileiras, em diálogo e conexão permanente com a sociedade.
O objetivo é elaborar diagnósticos e formular proposições para a sociedade e governos, além de alternativas para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas implementadas nas universidades, identificando e analisando o papel social e o valor público das universidades na transformação da sociedade.
Além do corpo de 25 pesquisadores associados, o SOU_Ciência será composto por um conselho estratégico e um conselho científico, formado por produtores de ciência do país. O centro terá o apoio da Fundação Tide Setúbal e outras fontes de financiamento, que viabilizarão a absorção de pós-doutores e estudantes de iniciação científica para conduzir, junto aos pesquisadores do centro, as atividades de pesquisa que se almeja implementar.
O evento de lançamento ocorrerá às 18 horas, com transmissão pelo canal no YouTube da iniciativa. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Mais informações: www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/5256.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.