Avanços na pesquisa científica em biologia do câncer serão debatidos no encontro na UFRJ. Inscrições até 30 de agosto
Avanços na pesquisa científica em biologia do câncer serão debatidos no encontro na UFRJ. Inscrições até 30 de agosto
Agência FAPESP – A nona edição do Simpósio de Oncobiologia será realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Auditório da Faculdade de Farmácia, de 28 a 30 de setembro de 2015.
Entre os palestrantes confirmados está Christophe Dubois, da Aix-Marseille Université (França), que falará sobre “On the role of platelets in tumor biology”.
Outra convidada é Letícia Rangel, da Universidade Federal do Espírito Santo, que abordará o estudo de marcadores e mecanismos associados à aquisição do fenótipo quimiorresistente em câncer de ovário.
Os interessados em participar do evento, cujas vagas são limitadas, devem preencher o formulário de inscrição pela internet até 30 de agosto. O prazo para envio de resumos dos interessados em apresentar trabalho termina no mesmo dia.
Durante o evento, que reunirá cerca de 300 pesquisadores, será lançado um jogo para jovens que objetiva mostrar e estimular a área de pesquisa em câncer.
“Lab'IT: Faça Você Mesmo!" é um game direcionado à faixa etária dos 12 aos 29 anos, no qual os jogadores são convidados a uma imersão em um laboratório científico e terão o desafio de simular experimentos para pesquisas sobre a doença. O jogo foi produzido pelo Núcleo de Divulgação, do Programa de Oncobiologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e financiado pela Fundação do Câncer.
“O público-alvo dos nossos projetos é a faixa de 12 a 29 anos, na qual ocorre a maior exposição a fatores de risco associados ao câncer, além de ser pouco atendida por campanhas informativas”, explica o biomédico Eduardo Salustiano, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, um dos organizadores do jogo em parceria com a GDP (Game Development Project - http://gdpufrj.itch.io), grupo de alunos de Ciências da Computação da própria universidade.
A ideia é fazer do jogador um cientista dentro do laboratório do jogo. Para isso, ele precisa responder questões relacionadas ao tema câncer e terá recompensas como conhecimento e dinheiro fictício para pesquisa. Quem jogar poderá também contratar pesquisadores ou novos equipamentos virtuais para acelerar sua pesquisa.
Mais informações: http://simposiodeoncobiologia.blogspot.com.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.