Projeto realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e parceiros terá mesas de debates, cursos de formação de professores e concurso de nanocontos
Projeto realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e parceiros terá mesas de debates, cursos de formação de professores e concurso de nanocontos
Agência FAPESP – Entre setembro e dezembro de 2021, arte e ciência estarão juntas em eventos realizados pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Goethe-Institut e Escritório do Livro e Coordenação das Mediatecas Francesas da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa “Invenção & Imaginação - Arte e Ciência em Diálogo” reunirá as práticas e experimentações de quatro autores e pensadores franceses e alemães: Johannes Kepler, Jules Verne, Marie Curie e Fritz Lang.
Nas palestras, serão exploradas as conexões entre a vida dessas personalidades e seus contextos históricos. Também será discutida a relação entre as ciências e as artes, por vezes compreendidas de maneira dicotômica, mas que possuem metodologias de pensamento muito próximas.
O projeto apresentará três eixos de ação: mesas de debates, cursos de formação de professores e um concurso de nanocontos. O evento, inteiramente on-line e gratuito, conta com o patrocínio do Fundo Franco-Alemão de Cultura.
As ações buscam compartilhar conhecimento sobre os processos pedagógicos de cada instituição. Anualmente, o Goethe-Institut e a Embaixada Francesa se unem com esse objetivo, realizando eventos em parceria com uma instituição brasileira.
Este ano, o MAST, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é o parceiro local. Um dos objetivos em 2021 é oferecer aos diferentes públicos uma programação que estreite o diálogo entre os métodos e conteúdos científicos e as linguagens e expressões artísticas.
Compostos por quatro mesas de debate, os encontros públicos terão transmissão gratuita ao vivo, pelo canal da Cooperação Cultural Franco-Alemã no YouTube.
O primeiro encontro ocorrerá nesta quinta-feira (23/09), das 15h às 16h30, com o tema “Mentes brilhantes: experimentação e descoberta das artistas e cientistas”, em homenagem a Marie Curie, primeira mulher laureada com o Prêmio Nobel.
Julio Verne será o homenageado em 21 de outubro, também das 15h às 16h30, com o tema “Mundos por vir: perspectivas das ciências e artes amazônicas”. Verne foi um escritor que antecipou algumas tecnologias do século 20, como o submarino, o helicóptero e a televisão.
No dia 18 de novembro será a vez de Fritz Lang, no mesmo horário, com a mesa-redonda “Metrópoles contemporâneas: imaginação e invenção de futuros”. Cineasta inovador, suas obras apontam para o futuro e sua obra-prima é Metrópolis, de 1927.
O quarto evento será em 9 de dezembro, sempre no mesmo horário, com homenagem a Johannes Kepler e o tema “A Terra é Redonda: leis fundamentais para uma arte-ciência”. Em 2021 celebram-se 450 anos de nascimento de Kepler. Na sua trajetória, tem importantes colaborações na consolidação das teorias copernicanas e no desenvolvimento de pesquisas no campo da óptica que legitimaram teorias de seu contemporâneo Galileu Galilei.
Para informações adicionais e sobre o curso de formação de professores de salas de leitura: "Expedições literárias entre Arte e Ciência" e “As Oficinas e Concurso de Nanocontos”, além de outros detalhes dos eventos, acesse: encurtador.com.br/dpZ45 .
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.