Minicurso organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental é voltado a estudantes do ensino médio e terá transmissão on-line
Minicurso organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental é voltado a estudantes do ensino médio e terá transmissão on-line
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) oferece entre amanhã (22/10) e 12 de novembro uma nova edição do minicurso “Introdução à Física de Partículas”, com transmissão on-line.
Ministrada pelo professor Ricardo Matheus, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), a atividade faz parte da programação dos Minicursos ICTP-SAIFR para estudantes do ensino médio. O objetivo é dar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com professores universitários e aprender sobre tópicos da física pouco abordados nas salas de aula.
No minicurso, os alunos aprenderão sobre a descoberta do elétron e do núcleo atômico até a construção do Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais caro experimento já feito, onde foi comprovada a existência do Bóson de Higgs.
Os alunos vão trabalhar com conceitos fundamentais da física, como a conservação de momento e resultados importantes de relatividade restrita, para que possam ser introduzidos ao atual estado do conhecimento científico sobre o mundo subatômico e ao modelo padrão da física de partículas.
As aulas serão realizadas ao longo de quatro sábados, das 10h às 13h, no auditório do IFT-Unesp, situado na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, bairro Várzea da Barra Funda, São Paulo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line. Para acompanhar a transmissão ao vivo, basta visitar o canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.