Projeto realizado na Unicamp com apoio da FAPESP apresenta workshop on-line sobre políticas de inovação e suas implicações para o avanço tecnológico
Projeto realizado na Unicamp com apoio da FAPESP apresenta workshop on-line sobre políticas de inovação e suas implicações para o avanço tecnológico
Agência FAPESP – A quarta edição da série de workshops on-line “Technology Upgrading and Economic Catch-Up” ocorrerá amanhã (25/03) e abordará o tema “Innovation Policy for Technology Upgrading”.
Os workshops são organizados pelo projeto “Inovação em sistemas: estratégia organizacional e governança de políticas de pesquisa e inovação”, conhecido como InSySPo, desenvolvido no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa São Paulo Excellence Chair (SPEC) da FAPESP.
A próxima edição vai explorar o tema das políticas de inovação no contexto de mudanças nas filosofias políticas, que evoluem da antiga Industrialização por Substituição das Importações e das políticas mais recentes do consenso de Washington para o contexto pandêmico/pós-pandêmico atual.
Algumas das questões a serem abordadas são: como os países podem reformular a natureza das cadeias de valor existentes e das redes de inovação dominadas por empresas multinacionais estrangeiras? Como estabelecer iniciativas e programas para aprimorar o uso das Cadeias Globais de Valor como alavancas para o acúmulo de tecnologias locais? Quais são os limites de políticas orientadas para o avanço tecnológico baseado apenas nas Cadeias Globais de Valor? Como os legisladores devem implementar novas políticas?
O evento será realizado das 9h às 11h, pelo Zoom, em link que estará disponível apenas para quem se inscrever na página do evento, com transmissão ao vivo pelo canal do InSySPo no Youtube.
Mais informações: https://bit.ly/2OK8sH6.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.