Evento será na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, dois dias antes de o contista completar 99 anos
Evento será na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, dois dias antes de o contista completar 99 anos
Agência FAPESP – A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), ambos da Universidade de São Paulo (USP), convidam a todos para uma homenagem ao escritor Dalton Trevisan, que será realizada amanhã (12/06), em São Paulo.
Nascido em 1925, Trevisan é um advogado e escritor brasileiro famoso por seus livros de contos, especialmente O Vampiro de Curitiba (1965). É reconhecido como um importante contista da literatura brasileira por grande parte dos críticos do país.
No evento, que será realizado dois dias antes de Trevisan completar 99 anos, em 14 de junho, a vida e a obra do escritor serão destacadas com leituras de seus textos.
As leituras serão feitas por: escritor e professor Alcides Villaça, as escritoras Amara Moira e Andréa del Fuego, os escritores Reinaldo Moraes e Rodrigo Lacerda, com mediação de Ana Lima Cecilio, curadora da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontecerá em outubro de 2024.
A homenagem também será marcada pelo anúncio de uma importante doação de Trevisan à BBM, o lançamento de um livro de ensaios inéditos e o relançamento de algumas de suas obras.
O lançamento do livro digital Dalton Trevisan: uma literatura nada exemplar é uma parceria entre a Tinta-da-China Brasil e o IEB, com organização dos professores Fernando Paixão e Hélio de Seixas Guimarães, respectivamente, do IEB e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
O livro pode ser baixado gratuitamente pelo site do IEB.
O evento é gratuito e não requer inscrição prévia. A homenagem e as outras atividades serão realizadas das 18h30 às 20h30, no Auditório István Jancsó do Espaço Brasiliana, que fica na rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.fflch.usp.br/170330.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.