Iniciativa da Unicamp oferece a alunos do ensino médio aulas teóricas e experimentos sobre temas normalmente não incluídos no currículo escolar
Iniciativa da Unicamp oferece a alunos do ensino médio aulas teóricas e experimentos sobre temas normalmente não incluídos no currículo escolar
Agência FAPESP – A Coordenadoria de Extensão do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp) promove, entre 10 e 14 de julho, mais uma edição do “Física nas Férias”.
Durante o evento, os alunos do ensino médio e de cursinhos, divididos em grupos, participarão de aulas teóricas e experimentos nos laboratórios de ensino do IFGW sobre alguns dos problemas propostos pela comissão organizadora. Todos envolvem conceitos de física moderna que não são comumente abordados no ensino médio. Além de contato com esses conceitos, o aluno terá uma introdução à análise e ao tratamento de dados experimentais.
Os principais temas da atual edição do curso são “Cosmologia: A história do Universo”, “Domando a luz: os segredos da internet”, “Física Médica”, “O fantástico mundo das partículas elementares” e “Mecânica Quântica”.
Os interessados em participar do Física nas Férias devem se inscrever até segunda-feira (26/06), pelo site do evento. A taxa de inscrição custa R$ 30 para alunos de escolas públicas e R$ 150 para alunos de escolas particulares. A lista dos selecionados será divulgada em 30 de junho.
A abertura do evento será no auditório do IFGW. As aulas teóricas acontecerão nas salas de aula do instituto e as atividades experimentais nos laboratórios de ensino. O endereço do IFGW é rua Sérgio Buarque de Holanda, 777, Cidade Universitária, Campinas, SP.
Mais informações: https://sites.ifi.unicamp.br/fife/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.