Cemaden reúne jornalistas e pesquisadores com o objetivo de levar à população informações científicas relacionadas à prevenção de desastres socioambientais
Cemaden reúne jornalistas e pesquisadores com o objetivo de levar à população informações científicas relacionadas à prevenção de desastres socioambientais
Agência FAPESP – Promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o evento “Encontros da Ciência e Comunicação” será realizado amanhã (31/08), quarta-feira (01/09) e nos dias 9 e 15 de setembro de 2021, em formato on-line.
Como parte da programação comemorativa dos dez anos do Centro, o evento tem a finalidade de discutir as diversas abordagens, ações e ferramentas estratégicas para levar informações e conhecimentos científicos à população no campo da prevenção e redução de riscos de desastres socioambientais.
As discussões temáticas entre pesquisadores, jornalistas, professores universitários e profissionais da área de gestão de desastres serão realizadas em quatro encontros virtuais, divididas em três eixos: Comunicação Científica e Imprensa (31/08), Comunicação com a População (01/09 e 09/09) e Comunicação Científica: do cientista até a população (15/09).
Amanhã, participarão das discussões a jornalista da TV Globo Sônia Bridi, o professor sênior e jornalista Wilson da Costa Bueno, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e a professora titular e jornalista Cilene Victor, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, que fará a mediação dos debates.
Nos encontros, estão previstas discussões relacionadas a temas como o papel da imprensa na comunicação científica, a formação acadêmica na área de jornalismo científico e a comunicação dos alertas de risco à sociedade. Também serão abordados o papel da educação e a participação da sociedade, a ciência cidadã, além das estratégias de comunicação utilizadas pelos pesquisadores e cientistas para levar o conhecimento científico a toda sociedade.
A transmissão será às 15 horas, pelo YouTube. O público interessado poderá participar do debate, por meio de perguntas encaminhadas pelo chat.
Mais informações: https://bit.ly/3sz2OqD.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.