Colóquio on-line do Instituto de Física da USP abordará a aplicação-piloto de deep learning para “previsão do tempo” em buracos negros
Colóquio on-line do Instituto de Física da USP abordará a aplicação-piloto de deep learning para “previsão do tempo” em buracos negros
Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) convidou o professor Rodrigo Nemmen, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, para apresentar amanhã (21/10) o colóquio on-line “Einstein encontra a Matrix: simulando buracos negros com inteligência artificial”.
No evento, o professor descreverá a aplicação-piloto de deep learning para “previsão do tempo” em buracos negros. Resultados de estudos indicam que as simulações de buracos negros podem se beneficiar tremendamente da inteligência artificial (IA).
Nemmen também explicará a diferença entre IA, aprendizado de máquina e deep learning e por que a comunidade científica está tão entusiasmada com esses tópicos.
Gratuito e aberto ao público, o colóquio não precisa de inscrição prévia e será transmitido às 16 horas, pelo Zoom e pelo canal do IF-USP no YouTube.
Mais informações: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/coloquios/proximos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.