Einstein e o Jogo da Relatividade
31 de agosto de 2018

Curso do IFUSP discutirá a importância e a influência exercida pela Teoria da Relatividade

Einstein e o Jogo da Relatividade

Curso do IFUSP discutirá a importância e a influência exercida pela Teoria da Relatividade

31 de agosto de 2018

 

Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) realizará o curso Einstein e o Jogo da Relatividade nos dias 13, 20 e 27 de setembro, 4 e 11 de outubro de 2018, em São Paulo.

O curso aprofundará conceitos da Física moderna, especialmente da teoria da relatividade restrita, dará oportunidade para que os estudantes entrem em contato com a Física contemporânea, de forma a valorizar o conhecimento e incentivar a busca por carreiras científicas e tecnológicas.

A carga horária total é de 25 horas e as aulas serão oferecidas presencialmente às quintas-feiras, das 13h30 às 17 horas, no IFUSP, rua do Matão, 1371, Cidade Universitária, São Paulo.

“O Universo Físico Clássico; Teorias e as Regras do Jogo na Física; Noções de Espaço”, “A noção de tempo e a sincronização de relógios”, “Relógios em movimento e o Jogo da Relatividade”, “Eventos, os Absolutos e as transformações de Lorentz”, “Fotografias do tempo e do espaço”, “Velocidade da Luz, Tempo Próprio, Simultaneidade e Causalidade”, “Massa e Energia” e “Novas Estruturas do Universo Relativístico” serão os temas tratados nas aulas.

O curso oferecerá 40 vagas a estudantes do ensino médio, que devem ser inscritos por seu professor, pelo site do IFUSP, até 2 de setembro de 2018. No mínimo 30 vagas serão reservadas para estudantes da rede pública. Cada professor pode inscrever até três estudantes por colégio, com indicação de ordem de prioridade. De cada três estudantes indicados, ao menos um deles deverá ser do sexo feminino.

Após a inscrição pelo professor, será solicitado ao aluno a confirmação de interesse em realizar o curso. Os alunos devem confirmar a participação até 5 de setembro.

Mais informações: https://bit.ly/2wdhC2l.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.