Curso gratuito será de 2 a 23 de junho no Departamento de História da USP, em São Paulo
Curso gratuito será de 2 a 23 de junho no Departamento de História da USP, em São Paulo
Agência FAPESP – O curso “Diásporas Africanas nas Américas e Perspectiva Atlântica – Reflexões a partir dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e de textos criativos diversos” será realizado de 2 a 23 de junho no Prédio de História, na Cidade Universitária, em São Paulo.
O curso, promovido pelo Departamento de História da USP em colaboração com o Instituto de Estudos Brasileiros, é gratuito e as matrículas poderão ser feitas de 18 a 26 de maio.
Segundo os organizadores, partindo de alguns textos criativos menos conhecidos da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, pretende-se discutir a existência de indícios nessa literatura de diáspora que revelem fortes conexões com a África ancestral e com outras literaturas e expressões artísticas afro-americanas e afro-brasileiras.
“Propõe-se dessa forma uma releitura de detalhes da obra de Carolina e de outros autores e criadores afrodescendentes, como James Baldwin e João Antonio, numa perspectiva transnacional. Essa perspectiva levará em conta a história dos movimentos migratórios africanos na América e suas formas de expressividade artística e literária, tendo como eixo central sua rica inventividade comunicativa”, dizem.
O curso está relacionado ao projeto de pós-doutorado “Escrita proibida – Expressão romântica e diáspora africana nos manuscritos de Carolina Maria de Jesus”, conduzido por Elena Pajaro Peres com Bolsa FAPESP.
Mais informações http://sce.fflch.usp.br/node/1992
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.