Ex-presidente chileno Ricardo Lagos ministrará aula inaugural do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo
Ex-presidente chileno Ricardo Lagos ministrará aula inaugural do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo
Agência FAPESP – O ex-presidente do Chile Ricardo Lagos ministrará uma aula inaugural do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) no dia 20 de março, entre 17h e 19h.
A aula, intitulada “Desenvolvimento Econômico e Desafios para a Globalização”, ocorrerá no Auditório Francisco Landi, da Escola Politécnica da USP (Poli).
Advogado, economista, acadêmico e diplomata Ricardo Froilán Lagos Escobar foi presidente do Chile de 2000 a 2006.
A presença de Ricardo Lagos no IRI ocorre no âmbito da programação da Cátedra José Bonifácio, recém-instituída pela USP, que será ocupada pelo ex-presidente no ano de 2013, sendo seu primeiro titular.
A cátedra tem por finalidade apoiar atividades de pesquisa relacionadas ao espaço ibero-americano e é destinada a personalidades do mundo político, econômico, social e cultural dos países da Ibero-América que, pelo período de um ano cada uma, coordenarão essas atividades. O Centro Ibero-americano (CIBA), núcleo de apoio à pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao IRI, é responsável pela gestão da cátedra.
O ex-presidente Lagos escolheu como tema de pesquisa “A América Latina no mundo: desenvolvimento regional e governança internacional” e sob sua direção poderão se agregar alunos de pós-graduação das diversas unidades da USP que desenvolvem estudos relacionados aos múltiplos assuntos abrangidos nesse tema. No fim do ano, haverá um seminário para apresentação de trabalhos, que serão publicados na forma de uma coletânea.
Informações: http://www.iri.usp.br/
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.