Da Economia do Texto às Modalidades Editoriais
13 de maio de 2015

Seminário no Complexo Brasiliana (USP) enfoca a complexidade da cadeia produtiva do livro

Da Economia do Texto às Modalidades Editoriais

Seminário no Complexo Brasiliana (USP) enfoca a complexidade da cadeia produtiva do livro

13 de maio de 2015

 

Agência FAPESP – O seminário “Da Economia do Texto às Modalidades Editoriais” será realizado no dia 18 de maio de 2015, das 9h às 18h, na Livraria João Alexandre Barbosa – Complexo Brasiliana, em comemoração aos cinco anos do O Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é organizado pelo Nele e pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP) e enfoca “a complexidade da cadeia produtiva do livro e da oferta incipiente de espaços destinados à troca e à reflexão do fazer editorial”.

Segundo os organizadores, “a temática se volta para um aspecto da maior importância e ainda pouco investigado no país, o qual poderia se resumir às seguintes questões: as modalidades editoriais interferem no significado do texto? E, no sentido inverso, o texto interfere na forma editorial?”.

A conferência magna do simpósio será proferida pela professora Jerusa Pires Ferreira, da Escola de Comunicações e Artes da USP e da Pós-Graduação da PUC-SP.

“Das Modalidades do Texto Político no Brasil Oitocentista: o caso de François Guizot e sua fortuna editorial”, “O Coruja: do Folhetim ao Livro”, “Graciliano Ramos no jornal e no livro: consciência e estilo” e “Conexões entre Sistema Literário e História Editorial” são temas de algumas das palestras.

Mais informações: (11) 3091-4154 / 8213 ou edusp.presid@usp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.