ICTP-SAIFR e Cine Belas Artes promovem debate sobre o filme de 2013 estrelado por Sandra Bullock e George Clooney
ICTP-SAIFR e Cine Belas Artes promovem debate sobre o filme de 2013 estrelado por Sandra Bullock e George Clooney
Agência FAPESP – A primeira edição do “Ciência no Cinema” em 2024 – programa promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) em parceria com o Cine Petra Belas Artes – será no dia 23 de janeiro, a partir das 19h30, e apresentará o filme Gravidade.
No longa-metragem, lançado em 2013 e vencedor de sete categorias do Oscar, Sandra Bullock e George Clooney interpretam, respectivamente, uma engenheira médica e um astronauta veterano em uma missão espacial. Um desastre ocorre durante uma caminhada espacial de rotina e a espaçonave é destruída, deixando os dois sem contato com a Terra, restando-lhes apenas um ao outro e o pouco oxigênio disponível em seus trajes.
Após a exibição do filme, haverá um debate com Roberto Costa, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Costa trabalha na área de astronomia, com ênfase em evolução estelar, atuando principalmente em temas como nebulosas planetárias, abundâncias químicas nebulares, evolução química da galáxia e de outros sistemas estelares.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do Velox Tickets. O filme e o debate acontecerão no Cine Petra Belas Artes, localizado na rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e está sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciencia-no-cinema/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.