Clássico dirigido por Stanley Kubrick será debatido pelos pesquisadores Eduardo Cypriano, Mauro Almeida e Renata Wassermann
Clássico dirigido por Stanley Kubrick será debatido pelos pesquisadores Eduardo Cypriano, Mauro Almeida e Renata Wassermann
Agência FAPESP – Uma nova edição do Ciência no Cinema, projeto do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) em parceria com o Reag Belas Artes, será realizada na próxima terça-feira (25/06), em São Paulo. O filme será 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Dirigida por Stanley Kubrick, a obra de 1968 tem um roteiro baseado em um conto do consagrado autor de ficção científica Arthur C. Clarke. Na trama, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século 21, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigar a enigmática estrutura. No entanto, o computador da nave começa a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.
A sessão será seguida de discussão com os pesquisadores Eduardo Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Mauro Almeida, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), e Renata Wassermann, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.
A exibição acontecerá a partir das 19h30, no Reag Belas Artes, rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo. Os ingressos podem ser comprados pelo site da Velox Tickets.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e está sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciencia-no-cinema/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.