Aulas para estudantes do ensino médio
07 de agosto de 2024

Programação gratuita do ICTP-SAIFR inclui minicurso sobre relatividade restrita e aulas sobre circuitos elétricos

Aulas para estudantes do ensino médio

Programação gratuita do ICTP-SAIFR inclui minicurso sobre relatividade restrita e aulas sobre circuitos elétricos

07 de agosto de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, nos próximos três sábados (10, 17 e 24 de agosto), duas atividades voltadas a alunos de ensino médio.

Pela manhã, haverá o minicurso “Introdução à relatividade restrita”. No período da tarde, será oferecido o módulo de aulas “Elementos de circuitos elétricos”.

O minicurso, das 10h às 13h, será ministrado pelo físico Nathan Berkovits, professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) e diretor do ICTP-SAIFR. Ele introduzirá o conceito de matrizes e depois mostrará como descrever transformações de Galileu e transformações de Lorentz de espaço-tempo. Usando as transformações de Lorentz, serão investigadas propriedades de relatividade especial, como a dilatação do tempo e a contração do comprimento.

Já o módulo de aulas, das 14h30 às 17h, será conduzido pelo físico William Gabriel Carreras Oropesa, do ICTP-SAIFR. A atividade fornecerá aos estudantes conceitos e técnicas utilizados no estudo de circuitos elétricos. Cada aula terá um documento com detalhes de fenômenos físicos apresentados durante as aulas e alguns conteúdos extras. A última meia hora de cada aula será reservada para discussões.

As inscrições para os dois eventos são gratuitas, com emissão de certificados, e podem ser feitas por formulário on-line. As atividades acontecerão no IFT, rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/ e https://tinyurl.com/yxxwkbd8.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.