Asteroid Day 2023
29 de junho de 2023

Unesp participa de evento mundial que reforça a importância do estudo de asteroides e discute como proteger o planeta no caso de um impacto

Asteroid Day 2023

Unesp participa de evento mundial que reforça a importância do estudo de asteroides e discute como proteger o planeta no caso de um impacto

29 de junho de 2023

 

Agência FAPESP – O Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Guaratinguetá participa amanhã (30/06) do Asteroid Day, um evento mundial que visa informar sobre a importância do estudo dos asteroides e o que pode ser feito para proteger o planeta no caso de um impacto.

A data é celebrada no dia 30 de junho em alusão ao Evento de Tunguska, ocorrido em 1908 na Sibéria (Rússia). Na ocasião, a queda de um objeto celeste provocou uma grande explosão e devastou milhares de quilômetros quadrados.

A programação de atividades na Unesp inclui palestras, observação em telescópios e jogos. Também será realizada a segunda edição do Concurso de Desenhos do Asteroid Day do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da Unesp, da qual podem participar crianças e adolescentes de até 16 anos. O concurso acontecerá das 16h às 20h e o resultado das diferentes categorias será divulgado às 20h30.

Entre as palestras previstas estão: “Meteoros e mineração espacial”, “Missões espaciais e inteligência artificial na Astronomia” e “Asteroides e objetos potencialmente perigosos e o risco de colisão com a Terra”.

O público interessado pode se inscrever pelo site do evento. As atividades ocorrerão das 16h às 22h, na Faculdade de Engenharia e Ciências da Unesp, av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Pedregulho, Guaratinguetá, SP.

Mais informações: www.dinamicaorbital.org/asteroid-day/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.