A pesquisadora Mônica Raisa Schpun, do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, apresenta conferência no Instituto de Estudos Brasileiros da USP
A pesquisadora Mônica Raisa Schpun, do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, apresenta conferência no Instituto de Estudos Brasileiros da USP
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) receberá, na segunda-feira (12/09), a pesquisadora Mônica Raisa Schpun para proferir a conferência “Aracy de Carvalho Tess e a imigração de judeus no Brasil varguista (1938-41)”.
Schpun, que atua no Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (França), fará a apresentação baseada em seu livro Justa. Aracy de Carvalho e o resgate de judeus: trocando a Alemanha nazista pelo Brasil (Civilização Brasileira, 2011), que foi objeto de uma adaptação livre e ficcional para a série lançada pela TV Globo, em associação com a Sony internacional, “Passaporte para a Liberdade”.
A conferência tratará das migrações cruzadas de Margarethe Levy e Aracy de Carvalho. Tendo salvado judeus alemães enquanto chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo (1935-1942), Carvalho está no centro de uma constelação migratória que será redesenhada em perspectiva micro-histórica.
Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento será realizado das 18h30 às 20h, no Auditório 2 do IEB, cujo endereço é av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.ieb.usp.br/conferencia-justa/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.