A Ciência do Cosmos: a evolução do conhecimento sobre o Universo
16 de novembro de 2023

O físico Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTP-SAIFR, ministrará aulas gratuitas aos sábados de novembro a dezembro

A Ciência do Cosmos: a evolução do conhecimento sobre o Universo

O físico Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTP-SAIFR, ministrará aulas gratuitas aos sábados de novembro a dezembro

16 de novembro de 2023

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e o Instituto Principia realizarão novo ciclo conjunto de palestras voltado ao público geral com o tema “A Ciência do Cosmos: a evolução do conhecimento sobre o Universo”.

As aulas serão ministradas pelo físico Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTP-SAIFR, e acontecerão aos sábados, nos dias 25 de novembro, 2, 9 e 16 de dezembro, das 10h30 às 12h, no Principia, em São Paulo.

Ao longo do ciclo, serão abordados tópicos relacionados ao método científico e seu uso nos desenvolvimentos teóricos e experimentais que permitiram melhor entender o Universo, como as teorias do Big Bang e do Universo Inflacionário e a melhor descrição que temos atualmente, o chamado Modelo Cosmológico Padrão.

Serão apresentadas as grandes descobertas observacionais dos últimos cem anos, como a radiação cósmica de fundo, a expansão acelerada do Universo, a existência da matéria escura e da energia escura. Finalmente, será feita uma breve exposição sobre a história do Universo, desde seus primeiros minutos até os atuais 14 bilhões de anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até segunda-feira (20/11), por formulário on-line. O endereço do Instituto Principia é rua Pamplona, 145, Cerqueira César, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciclo-de-palestras/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.