Iniciativa promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental é voltada a alunos de escola pública de ensino fundamental
Iniciativa promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental é voltada a alunos de escola pública de ensino fundamental
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove na segunda-feira (23/10), em São Paulo, a terceira edição do ICTP-SAIFR Jogos de Física. A atual edição receberá alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Manuela Lacerda Vergueiro para uma atividade com o tema “O que é a luz”.
O projeto visa aproximar alunos das ciências da natureza, em particular da física, de maneira lúdica e divertida. A dinâmica do projeto é planejada para estimular a interação entre os alunos e deles com o professor ministrante, de modo a estabelecer um contato inicial com a universidade e apresentar a carreira científica como uma possibilidade para o futuro.
A primeira parte da atividade abordará a construção de modelos na ciência, com o apoio de materiais desenvolvidos pelo Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá), traduzidos e adaptados para português pelo ICTP-SAIFR.
Na sequência, haverá uma palestra do físico Nathan Berkovits, diretor do ICTP-SAIFR e professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No fim do evento, os estudantes serão divididos em grupos para participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a palestra.
Os interessados em levar os Jogos de Física para uma escola específica podem entrar em contato pelo e-mail lucas.david@ictp-saifr.org.
O evento será realizado às 14 horas, no CEU Heliópolis, que fica na estrada das Lágrimas, 2.385, São João Clímaco, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/jogos-outubro-23/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.