Evento no IEA-USP terá seminários, conferências especiais e mesas-redondas; apresentações serão em francês com tradução simultânea
Evento no IEA-USP terá seminários, conferências especiais e mesas-redondas; apresentações serão em francês com tradução simultânea
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) sediará, entre segunda (16/09) e sexta-feira (20/09) da próxima semana, a terceira edição da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.
O encontro visa ressaltar a importância e a longevidade das cooperações entre universidades e instituições de pesquisa francesas e a USP. A programação inclui seminários, conferências especiais e mesas-redondas, além do lançamento do primeiro colóquio do Laboratório Internacional de Pesquisa (IRL, na sigla em inglês) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).
A abertura oficial terá a presença de Carlos Gilberto Carlotti, reitor da USP; Alexandra Mias, consulesa geral da França em São Paulo; Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP; Sérgio Proença, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional; Valérie Brisset, diretora adjunta da diplomacia cultural do ministério das relações exteriores da França; Marisa Midori, professora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP; e Marion Magnan, do Consulado Geral da França em São Paulo.
Logo após a cerimônia, também no IEA, o diretor de pesquisa do CNRS e chefe da Unidade Conjunta de Pesquisa para os Países Germânicos, Michel Espagne, abrirá o ciclo de conferências. Com a palestra “Historiografia das Transferências Culturais e a América Latina”, o pesquisador francês abordará a noção de transferência cultural e seus questionamentos sobre comparação e influência.
As atividades serão na sede do IEA-USP, rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA.
As apresentações em francês terão tradução simultânea.
Mais informações: www.iea.usp.br/noticias/3a-semana-franco-uspiana.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.