3ª Conferência Científica Internacional do LBA
29 de junho de 2004

Especialistas de todo o mundo estarão em Brasília, entre 27 e 29 de julho, para apresentar os resultados do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia

3ª Conferência Científica Internacional do LBA

Especialistas de todo o mundo estarão em Brasília, entre 27 e 29 de julho, para apresentar os resultados do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia

29 de junho de 2004

 

Agência FAPESP - Cerca de 800 cientistas e especialistas vindos de mais de 70 centros de pesquisa do Brasil e de outras instituições internacionais dos países amazônicos, dos Estados Unidos e da Europa estarão reunidos em Brasília, de 27 a 29 de julho, para a 3ª Conferência Científica Internacional do LBA.

O objetivo é discutir os resultados do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), proposto e liderado desde 1998 pelo Brasil. O programa é financiado pela FAPESP, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além da Nasa, a agência espacial norte-americana, e a União Européia.

O experimento tem previsão de término em 2006 e conta com 61 projetos já concluídos e 59 em andamento. A meta é estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas em escala regional e mundial.

Entre os assuntos da conferência estão o papel dos diversos ecossistemas da região amazônica na determinação das variações climáticas, a evolução do desflorestamento na Amazônia brasileira, as conseqüências da expansão da pecuária bovina para as políticas públicas da região e os principais fatores de determinação do regime de chuvas.

Nos dias 23 e 24 de julho, alguns dos nomes mais expressivos do projeto realizarão uma sessão especial denominada "O Conhecimento Científico e a Formulação de Políticas Públicas para a Amazônia: A Experiência do Programa LBA". O painel vai discutir com setores estratégicos como incorporar os resultados do LBA na formulação das políticas públicas para a região amazônica.

Mais informações: www.lbaconferencia.org.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.