2º Curso de Inverno ICTP-SAIFR para Jovens Físicos
30 de junho de 2023

Iniciativa oferece aprofundamento em mecânica quântica e novos materiais para estudantes de ensino médio. Inscrições até sábado

2º Curso de Inverno ICTP-SAIFR para Jovens Físicos

Iniciativa oferece aprofundamento em mecânica quântica e novos materiais para estudantes de ensino médio. Inscrições até sábado

30 de junho de 2023

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, entre 8 e 12 de julho, a segunda edição do Curso de Inverno ICTP-SAIFR para Jovens Físicos.

O tema será “Mecânica Quântica e Novos Materiais” e a programação inclui aulas, palestras e módulos de aprofundamento de conhecimento.

No minicurso “A mecânica quântica e os novos materiais: metais, grafenos e os supercondutores”, o professor Alexandre Reily Rocha, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), ministrará aulas com perguntas do tipo: Por que alguns materiais conduzem eletricidade e outros não? Como as moléculas se formam? Será que conseguimos fazer fios condutores com um único átomo de espessura? O que é um supercondutor?

Além disso, será realizada a palestra “Simulações computacionais de interfaces água/metal”, ministrada pela professora Luana Pedroza, da Universidade Federal do ABC (UFABC). No período da tarde, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos com módulos de programação em Python e matemática aplicada à mecânica quântica.

As inscrições podem ser feitas até sábado (01/07), por formulário on-line. As atividades acontecerão das 9h30 às 18h20, no auditório do IFT-Unesp, localizado na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz 271, Bloco 2, Barra Funda, São Paulo, próximo ao metrô Palmeiras-Barra Funda.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no IFT.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/cursodeinverno/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.