1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica (3º dia)
29 de setembro de 2021

Programação inclui palestras com Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, e Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência. Graça Mascarenhas, gerente de Comunicação da FAPESP entre 2002 e 2019, está entre os homenageados

1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica (3º dia)

Programação inclui palestras com Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, e Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência. Graça Mascarenhas, gerente de Comunicação da FAPESP entre 2002 e 2019, está entre os homenageados

29 de setembro de 2021

 

Agência FAPESP – A programação do terceiro dia (29/09) do 1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, entre outras atividades. Confira a programação

Às 11h10, Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, falará sobre a Experiência privada no financiamento da divulgação científica, tendo como debatedora Graça Caldas, jornalista e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os caminhos do laboratório para a comunicação pública da ciência será o tema da palestra agendada para as 15h, a ser proferida por Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC). O debatedor será José Roberto Ferreira, diretor da Acadêmica Agência de Comunicação, organizadora do congresso.

A terceira palestra do dia, às 19h30, terá como tema O livro de divulgação científica no ensino de ciências. O palestrante será Guilherme da Silva Lima, professor da Universidade Federal de Ouro Preto e membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (Lapeq), tendo como debatedor Marcelo Giordan, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo do terceiro dia do congresso serão realizadas três mesas-redondas. Às 15h40, Carlos Palma, ator, cenógrafo, dramaturgo e diretor; Maria Ataide Malcher professora da Universidade Federal do Pará e docente do programa de pós-graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz; e Mônica Macedo-Rouet, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Paris 8 e editora associada do Journal for the Study of Education and Development, debaterão o tema Linguagem, meios e recepção em comunicação pública da ciência. A mesa será coordenada por Isaltina Gomes, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Às 20 horas, a mesa-redonda Divulgação científica na pandemia: aprendizado e legado/Jornalismo reunirá em debate Cláudia Collucci, repórter especial e colunista de saúde da Folha de S. Paulo; Letícia Vidica, gerente de conteúdo da CNN Brasil; Mílton Jung, jornalista da rádio CBN São Paulo, e Mariana Varella, editora-chefe do Portal Dráuzio Varella. A coordenação será de Sabine Righetti, coordenadora da Agência Bori.

A programação de 29/09 inclui homenagens a jornalistas que atuaram na área de divulgação científica, já falecidos. Às 14h20 serão homenageados Graça Mascarenhas, gerente de Comunicação da FAPESP entre 2002 e 2019, e Ricardo Bonalume, jornalista da Folha de S. Paulo.

O congresso é organizado pela Acadêmica Agência de Comunicação, com apoio de Agência FAPESP, Instituto Serrapilheira, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), entre outros parceiros.

A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis em: www.academica.jor.br/congresso.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: academica.congressoDC@gmail.com.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.