1964-2024: A Ditadura Brasileira em Perspectiva Histórica e Comparada
12 de março de 2024

Seminário internacional sediado no Instituto de Relações Internacionais da USP discutirá os 60 anos do golpe de 1964. Inscrições até sexta-feira

1964-2024: A Ditadura Brasileira em Perspectiva Histórica e Comparada

Seminário internacional sediado no Instituto de Relações Internacionais da USP discutirá os 60 anos do golpe de 1964. Inscrições até sexta-feira

12 de março de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) sediará, entre 20 e 22 de março, o seminário internacional “1964-2024: A Ditadura Brasileira em Perspectiva Histórica e Comparada”.

Organizado pelo Núcleo de Apoio e Cultura sobre a Comissão Nacional da Verdade da USP, o evento busca reunir especialistas em ditadura brasileira para debater, em profundidade, as últimas tendências historiográficas na área.

O público-alvo inclui alunos de graduação e pós-graduação e professores da rede pública de ensino estadual das disciplinas de história, geografia, sociologia, filosofia e língua portuguesa.

O seminário está dividido em cinco eixos temáticos. O primeiro tem como tema “Ditaduras e a Guerra Fria latino-americana” e reunirá trabalhos que dialoguem com a literatura da chamada Guerra Fria latino-americana e a Guerra Fria global. O segundo eixo, “Autoritarismo e repressão de Estado”, discutirá a forma e o conteúdo do autoritarismo institucionalizado pela ditadura brasileira.

“Ditadura e a vida cultural” é o assunto do terceiro eixo, que irá refletir sobre o papel das artes, nas suas mais variadas expressões, não apenas como forma de resistência contra a ditadura brasileira em si, mas também como expressão de grupos e atores sociais que sofreram violações de direitos humanos no contexto autoritário.

O quarto eixo, “Sociedade civil, participação e resistência”, debaterá sobre diferentes formas de participação de atores da sociedade civil. O último eixo discutirá “A ditadura no pós-ditadura e a justiça transicional”, refletindo sobre como a ditadura sobreviveu ao processo de redemocratização brasileiro do final da década de 1980.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até sexta-feira (15/03), por formulário on-line. O evento acontecerá a partir das 9 horas. O endereço do IRI-USP é av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/nº, travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.iri.usp.br/br/agenda/42-eventos/248-seminario1964-2024.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.