Atual edição contará com 122 filmes, de 24 países, que discutem questões socioambientais da atualidade. Participação é gratuita
Atual edição contará com 122 filmes, de 24 países, que discutem questões socioambientais da atualidade. Participação é gratuita
Agência FAPESP – A 13ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, evento sul-americano audiovisual ligado às temáticas socioambientais, será realizada entre a próxima quinta-feira (01) e 14 de agosto, em diferentes locais de São Paulo. A atual edição contará com 122 filmes, de 24 países.
O Especial Emergência Climática, assunto urgente e atual, é uma das principais atrações do evento. Traz os filmes Arrasando Liberty Square, de Katja Esson, Filhos do Katrina, de Edward Buckles Jr., e o longa francês Uma Vez Que Você Sabe, de Emmanuel Cappelin.
A programação internacional apresenta títulos selecionados para os festivais de Cannes, Berlim, Sundance, Roterdã, Locarno e Tribeca, como Antártica: Continente Magnético, do mesmo diretor do vencedor do Oscar A Marcha dos Pinguins, Luc Jacquet.
Já a Mostra Histórica reúne obras clássicas de três cineastas mulheres latino-americanas: De Certa Maneira (1977), de Sara Gómez, Araya (1959), de Margot Benacerraf, e Amor, Mulheres e Flores (1984), de Marta Rodríguez e Jorge Silva.
Na programação Nacional, estão filmes dos diretores Wolney Oliveira, Vicente Ferraz, Graciela Guarani, Otávio Cury, Tatiana Tofolli e Aurélio Michiles e que contam com as participações de nomes como Gaby Amarantos, Rolando Boldrin, Davi Kopenawa, Ailton Krenak. Conversas com diretores dos filmes estão previstas na programação.
Ainda sobre as obras nacionais, a novidade este ano é a mostra competitiva intitulada “Competição Territórios e Memória”, com uma seleção de 27 títulos, entre longas e curtas brasileiros, de 11 Estados e do Distrito Federal.
O evento ainda traz um ciclo de filmes que celebra os 30 anos do Instituto Socioambiental, sessão infantil com a animação Yakari, Uma Jornada Fantástica, além de uma série de debates que discutem inteligência artificial, ativismo, emergência climática e cidades resilientes, restauração e regeneração dos ecossistemas, direitos trabalhistas e taxação dos super-ricos, com a presença de especialistas e convidados, além do 1º Encontro “A Sustentabilidade na Indústria Audiovisual”.
O evento é totalmente gratuito e as atividades ocorrerão no Reserva Cultural, Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo), Cine Satyros Bijou, Nave Coletiva, Circuito Spcine Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e 15 unidades do Circuito Spcine localizadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
Mais informações: www.ecofalante.org.br/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.