“Uma vereda tropical: Aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira e suas latinidades conexas” será o tema do encontro
“Uma vereda tropical: Aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira e suas latinidades conexas” será o tema do encontro
Agência FAPESP – O 11º Encontro Internacional de Música e Mídia será realizado de 23 a 25 de setembro de 2015, em São Paulo, com o tema “Uma vereda tropical: Aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira e suas latinidades conexas”.
Vereda tropical, letra de um bolero do mexicano Gonzalo Curiel (1904-1958), é a inspiração para um encontro de três dias intensos de debates, apresentação de pesquisas e obras artísticas: uma imersão na cultura que veio dos países de língua castelhana, sobretudo na América Latina e suas conexões com o Brasil.
O ponto de partida é a música cantada em espanhol, tão presente no cotidiano nas décadas de 1940-50, divulgada pelo rádio e pelo cinema.
“Linguagens audiovisuais: papel da música na construção de um padrão de gosto latino-americano”, “Modernidades a Media Luz: Aproximações, percursos e disjunções da cultura brasileira e suas ‘latinidades conexas’”, “A estética de língua castelhana: Memória, nomadismo, desconstruindo as fronteiras da canção” e “Identidade latino-americana da música contemporânea: trajetória, influências estéticas e ideológicas no Brasil” são os eixos temáticos.
O evento é promovido pelo Centro de Estudos em Música e Mídia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Cultura Midiática (Unip) e do Programa de Pós-Graduação em Música (USP).
O encontro, que tem apoio da FAPESP, ocorrerá na Unip Indianópolis, rua Dr. Bacelar, 1212.
Mais informações e inscrições: http://musimid.mus.br/11encontro
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.