Recursos Hídricos: Do Oriente Próximo ao Brasil | AGÊNCIA FAPESP

Recursos Hídricos: Do Oriente Próximo ao Brasil

Início
03/08/2018
Fim
03/08/2018

Agência FAPESP – O geógrafo Luis Antonio Bittar Venturi, professor do Departamento de Geografia da USP, apresentará a conferência “Recursos Hídricos: Do Oriente Próximo ao Brasil”, no dia 3 agosto de 2018, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo.

Venturi abordará o compartilhamento, aspectos tecnológicos e gestão de recursos hídricos. Para tratar do uso compartilhado de bacias hidrográficas, o geógrafo utilizará como referência o contexto da bacia do rio Eufrates, partilhada por Turquia, Síria e Iraque. A questão tecnológica terá como referência os países do Golfo Pérsico, que se abastecem por dessalinização da água do mar.

Segundo o IEA, a realidade brasileira, onde áreas de maior disponibilidade hídrica apresentam os mais baixos índices de acesso à água potável, será o contexto ilustrativo para Venturi abordar o aspecto da gestão (em contraste com a disponibilidade).

O evento terá moderação de Gildo Magalhães dos Santos, professor titular do Departamento de História da USP.

A participação é aberta e gratuita a todos os interessados, mas requer inscrição prévia por formulário on-line. A conferência será realizada às 11 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Haverá transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações: https://bit.ly/2LF6XpZ.