Cientistas de diversos países se reunirão em Ribeirão Preto para delinear novas estratégias para controle da principal doença que atinge a citricultura
Cientistas de diversos países se reunirão em Ribeirão Preto para delinear novas estratégias para controle da principal doença que atinge a citricultura
Agência FAPESP – O Workshop on Xanthomonas citri/citrus canker será realizado nos dias 17 e 18 de novembro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
O objetivo do evento, que tem apoio da FAPESP, é reunir pesquisadores que trabalham com Xanthomonas citri, de modo a estimular novas colaborações, troca de informações e delinear novas estratégias para o controle do cancro cítrico.
A Xanthomonas citri é agente da cancrose tipo A, forma mais severa dessa doença de grande impacto econômico na citricultura mundial. O Brasil é o maior produtor de laranjas e principal exportador de suco da fruta no mundo.
Entre os cientistas convidados para o encontro em Ribeirão Preto estão Adrian Vojnov (Fundación Pablo Cassará, Argentina), Celso Benedetti (LNLS), Dean W. Gabriel (Universidade da Flórida), Jesus Aparecido Ferro (Unesp), Luiz Gustavo Marcassa (USP), Maria Teresa Marques Novo (UFSCar), Olivier Pruvost (Cirad, França) e Tim Gottwald (USDA).
A sequência genômica da Xanthomonas citri foi descrita em 2002 em artigo publicado na revista Nature por pesquisadores da Rede Onsa (Organização para Sequenciamento e Análise de Nucleotídeos, na sigla em inglês), instituto virtual de genômica financiado pela FAPESP e pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e formado por laboratórios ligados a instituições de pesquisa do Estado de São Paulo.
Mais informações: www.fcfar.unesp.br/wxc
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.