Objetivo do evento, no dia 29, na Unicamp, é mostrar os principais resultados e debater sobre o futuro de um dos principais projetos do Programa Tidia da FAPESP
Objetivo do evento, no dia 29, na Unicamp, é mostrar os principais resultados e debater sobre o futuro de um dos principais projetos do Programa Tidia da FAPESP
Agência FAPESP – O Workshop KyaTera 2008 será realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, no Auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O objetivo do evento é mostrar os principais resultados do KyaTera e debater sobre o futuro de um dos principais projetos do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da FAPESP.
O KyaTera é uma plataforma óptica de ensino e pesquisa que liga universidades, laboratórios e empresas com velocidade de transferência de dados centenas de vezes maior do que a da internet convencional. A rede foi criada com a missão de reunir as competências e os recursos laboratoriais necessários para desenvolver ciência, tecnologias e aplicações da internet do futuro.
O evento será aberto pelo coordenador-geral da rede KyaTera, professor Hugo Fragnito, do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica da Unicamp. Ao longo do dia serão feitas apresentações de pesquisadores que utilizam a rede experimental KyaTera.
Um dos exemplos de pesquisa colaborativa do KyaTera são os WebLabs, laboratórios reais cujos equipamentos são controlados por meio da rede. Os WebLabs contemplam áreas de pesquisa em óptica e fotônica, química, meio ambiente e medicina. O Workshop KyaTera 2008 também contará com demonstrações de alguns desses laboratórios.
Mais informações: (19) 3521-2150
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.