Workshop Amazônia+10
03 de dezembro de 2024

Evento discutirá o projeto “Partilha da água e resiliência de um sistema socioecológico único na Volta Grande do Xingu”

Workshop Amazônia+10

Evento discutirá o projeto “Partilha da água e resiliência de um sistema socioecológico único na Volta Grande do Xingu”

03 de dezembro de 2024

 

Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) sediará, nesta quinta (05/12) e sexta-feira (06/12), o Workshop Amazônia+10, que consistirá de apresentações e discussões sobre o projeto “Partilha da água e resiliência de um sistema socioecológico único na Volta Grande do Xingu”.

O evento incluirá apresentações de integrantes indígenas e ribeirinhos do Monitoramento Ambiental Territorial Independente (Mati), que vem avaliando os impactos socioambientais decorrentes da construção da Usina de Belo Monte.

Os membros do Mati debaterão questões como o histórico da iniciativa, a vida nas comunidades ribeirinhas e monitoramento ambiental no rio Bacajá, o monitoramento da piracema do Zé Maria, do Landi e do Catitu, e ainda vão responder como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pode fortalecer as pesquisas em biodiversidade e mudanças climáticas. Além disso, haverá exposição fotográfica e projeções de precipitação na bacia do rio Xingu.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por formulário on-line.

As atividades serão realizadas em dois lugares. Na quinta-feira, o workshop acontecerá das 14h às 17h, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, cujo endereço é rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana, Cidade Universitária, São Paulo. Já na sexta, o evento ocorrerá das 8h20 às 17h30, no Auditório A5 do Instituto de Geociências da USP, que está localizado na rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://igc.usp.br/2024/11/18/workshop-amazonia-10/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.