Ganhador do Prêmio Leibniz, Frank Kirchhoff, da Universidade de Ulm, na Alemanha, apresenta palestra na FAPESP
Ganhador do Prêmio Leibniz, Frank Kirchhoff, da Universidade de Ulm, na Alemanha, apresenta palestra na FAPESP
Agência FAPESP – A FAPESP e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) realizarão, no dia 17 de agosto de 2015, a DFG Leibniz Lecture “Why was HIV-1 able to cause the Aids pandemic?”, com o virologista Frank Kirchhoff.
Kirchhoff é professor da Universidade de Ulm, na Alemanha, e foi laureado pelo Prêmio Leibniz, o mais prestigioso prêmio científico do mesmo país. Destacado na área de pesquisa em Aids/HIV, ele pesquisou a proteína Nef, uma manipuladora celular do vírus HIV, e assim ajudou a entender melhor a patogênese do HIV/Aids.
Em sua palestra, Kirchhoff descreverá a origem e evolução da pandemia das cepas do HIV-1 grupo M (maior), que são responsáveis pela maior parte de todos os casos de Aids, e discutirá quais propriedades específicas contribuem para a sua propagação expressiva e alta virulência.
A Leibniz Lecture é um formato desenvolvido pela DFG para estimular o diálogo entre os vencedores do Prêmio Leibniz e a comunidade científica.
A palestra será proferida em inglês, é aberta ao público e ocorrerá na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1.500, em São Paulo.
Inscrições e mais informações: www.fapesp.br/9594.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.