Franklin Leopoldo e Silva, do Departamento de Filosofia da USP, apresentará série de conferências sobre as ambiguidades da modernidade, abordando autores como Kant, Hegel, Marx e Baudelaire
Franklin Leopoldo e Silva, do Departamento de Filosofia da USP, apresentará série de conferências sobre as ambiguidades da modernidade, abordando autores como Kant, Hegel, Marx e Baudelaire
Agência FAPESP – “Visões da modernidade: filosofia e intuição poética” será o tema discutido semanalmente pelo professor Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 16 de março e 4 de maio, em São Paulo.
O evento integra a programação dos Encontros de Março, promovidos pelo Centro Universitário Maria Antonia, da USP. O professor do Departamento de Filosofia da FFLCH discorrerá sobre as ambiguidades da modernidade de acordo com algumas de suas principais representações filosóficas, em autores como Immanuel Kant, Georg Hegel e Karl Marx.
Em paralelo, Leopoldo e Silva fará uma análise da posição de Charles Baudelaire como participante de uma experiência histórica determinada e como observador lúcido de seu tempo, estendendo-se do fascínio à crítica implacável, com o exame de seus poemas e outros textos, além de seu interesse pela obra de escritores e artistas como Edgar Allan Poe, Constantin Guy e Édouard Manet.
“Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação”, “Hegel e a razão dialética como justificação do drama histórico”, “Progresso e alienação: história e práxis em Marx”, “As ambiguidades da experiência moderna”, “Poética da decepção: lírica e crítica em Baudelaire”, “Civilização e progresso: ambivalência da experiência poética em Baudelaire”, “O poeta e os paradoxos da encarnação subjetiva da história” e “Baudelaire diante da modernidade: uma ‘transvaloração’ poética?” serão os temas debatidos pelo professor, sempre às quartas-feiras, das 16 às 18 horas.
Mais informações: www.usp.br/mariantonia
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.