Variações na Intensidade do Dipolo Magnético Terrestre
03 de junho de 2009

Seminário apresentado por Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, do Departamento de Geofísica da USP, será realizado na Cidade Universitária, em São Paulo

Variações na Intensidade do Dipolo Magnético Terrestre

Seminário apresentado por Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, do Departamento de Geofísica da USP, será realizado na Cidade Universitária, em São Paulo

03 de junho de 2009

 

Agência FAPESP – O seminário “Variações na intensidade do dipolo magnético terrestre: do núcleo da Terra às igrejas do Pelourinho” será realizado nesta quinta-feira (4/6), em São Paulo. O evento será apresentado pelo professor Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).

A intensidade do campo magnético terrestre apresenta uma grande variabilidade em diferentes escalas de tempo. No seminário, Trindade tratará das variações de paleointensidade em escalas de tempo que vão de centenas de anos (arqueomagnetismo) até milhões, ou mesmo bilhões de anos (paleomagnetismo).

Essas variações estão associadas a processos que ocorrem no interior da Terra e podem auxiliar na compreensão da evolução dos envelopes mais profundos do planeta e de sua relação com efeitos observados em superfície.

O professor debaterá questões como: “quando a Terra começou a ter campo magnético?”, “quando o núcleo interno, sólido, da Terra foi formado?”, “qual o comportamento do dipolo magnético terrestre nos últimos milênios?”, “será que estamos caminhando para uma nova reversão?”.

A partir de exemplos de medidas efetuados nos últimos quatro anos, analisando desde rochas formadas há mais de um bilhão de anos até os tijolos de igrejas do Pelourinho, em Salvador, o professor apresentará os princípios básicos de aquisição de magnetização em rochas e artefatos arqueológicos, os métodos utilizados nas medidas de paleointensidades e os desafios experimentais nessa área de estudos.

Mais informações: http://b200.nce.ufrj.br/pggen/Vibrio2009.htm

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.