Vacina contra a malária: histórico, estado atual e perspectivas
23 de junho de 2009

Ruth e Victor Nussenzweig e Luiz Hildebrando Pereira da Silva estarão em seminário na Faculdade de Medicina da USP

Vacina contra a malária: histórico, estado atual e perspectivas

Ruth e Victor Nussenzweig e Luiz Hildebrando Pereira da Silva estarão em seminário na Faculdade de Medicina da USP

23 de junho de 2009

 

Agência FAPESP – O seminário "Vacina contra a malária: histórico, estado atual e perspectivas" será realizado no dia 25 de junho, às 10h, no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O encontro terá participação de três eminentes pesquisadores brasileiros que atuam no exterior: Ruth Nussenzweig, Victor Nussenzweig e Luiz Hildebrando Pereira da Silva.

Ruth Nusssenzweig, professora titular do Departamento de Parasitologia Médica e Molecular da Universidade de Nova York, realiza há décadas pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra a malária. Em 1967, foi a primeira cientista a provar que era possível imunizar roedores contra a doença, por meio da irradiação dos esporozoítos, um dos estágios de vida dos parasitas que causam a malária, do gênero Plasmodium.

Na década de 1980, ao lado do marido, Victor Nussenzweig, professor de patologia e chefe da Divisão de Imunologia Michael Heidelberger da Universidade de Nova York, mostrou que uma proteína que recobre o parasita poderia ser usada para promover uma resposta imunológica contra a doença e, assim, dar alguma proteção contra a infecção. Desde então, a proteína estudada pelo casal Nussenzweig se tornou um componente fundamental de metade das vacinas testadas em humanos contra o parasita.

O médico epidemiologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva coordenou na década de 1980 a rede de pesquisas em malária do Réseau International dos Institutos Pasteur. Formado pela FMUSP em 1953, foi professor da FMUSP e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP até 1969, quando se exilou na França. Em Paris, tornou-se professor e diretor de pesquisas do Instituto Pasteur. Em 2008, recebeu da FMUSP o título de professor emérito.

Não há necessidade de inscrição para o seminário e a entrada é franca. O Teatro da FMUSP fica na Av. Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira César.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.