Candidatos com melhor desempenho no Graduate Record Examination passarão por avaliação específica (foto: Marcos Santos / USP Imagens)

USP abre seleção para doutorado direto com exame internacional
09 de março de 2018

Candidatos com melhor desempenho no Graduate Record Examination passarão por avaliação específica

USP abre seleção para doutorado direto com exame internacional

Candidatos com melhor desempenho no Graduate Record Examination passarão por avaliação específica

09 de março de 2018

Candidatos com melhor desempenho no Graduate Record Examination passarão por avaliação específica (foto: Marcos Santos / USP Imagens)

 

Agência FAPESP – A USP lançou a segunda chamada para seleção de pós-graduandos utilizando o exame internacional Graduate Record Examination (GRE).

A iniciativa é resultado de uma parceria com a FAPESP. O GRE é um exame de proficiência que avalia a capacitação do candidato para ingresso em diferentes tipos de cursos e seu potencial de sucesso.

O exame permite avaliar habilidades como raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica. A FAPESP disponibilizará bolsas de Doutorado Direto para os candidatos, de quaisquer áreas, que, submetidos ao GRE e à avaliação específica, obtiverem a maior pontuação. Seus orientadores deverão ser pesquisadores responsáveis ou pesquisadores principais em modalidades de auxílio apoiados pela FAPESP que incluam a concessão de Bolsas como Item Orçamentário (BCO).

Os programas de pós-graduação da USP que desejarem aderir ao convênio devem preencher um formulário no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) até 15 de março. Para ser elegível, é preciso ter obtido conceito 5, 6 ou 7 na avaliação quadrienal 2017 da Capes e ter uma página web em inglês com orientações aos estrangeiros interessados.

Ao se inscrever no GRE General Test, o candidato deve indicar o DI Code 2348. A instituição que gerencia o exame enviará a pontuação dos candidatos à PRPG, que disponibilizará as informações aos programas de pós-graduação participantes.

O GRE é dividido em seções que avaliam as habilidades de raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica. Para serem selecionados, os candidatos deverão ter escores iguais ou superiores a 155 (Verbal reasoning), 158 (Quantitative reasoning) e 4.0 (Analytical writing).

O prazo para a realização do teste é 15 de março, mas os candidatos que já possuírem escores de testes anteriores, a partir de 1º de janeiro de 2017, também são elegíveis. Os resultados dos exames prévios devem ser enviados até o dia 31 de março de 2018 pelo formulário.

O teste é utilizado como critério de admissão em diversos programas internacionais em mais de 160 países. Na primeira chamada, 48 programas de pós-graduação da USP utilizaram as notas do GRE como parte do processo de seleção.

Mais informações: prpg-gre@usp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.