Seminário de Ensino de Ciências do Instituto de Física da USP abordará utilização de ideias do filósofo na superação de dificuldades de aprendizagem
Seminário de Ensino de Ciências do Instituto de Física da USP abordará utilização de ideias do filósofo na superação de dificuldades de aprendizagem
Agência FAPESP – “Uma Abordagem Wittgensteiniana para o Ensino de Conceitos nas Ciências” será o tema do Seminário de Ensino de Ciências no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) no dia 30 de maio de 2017, às 16h.
A palestrante será Cristiane Gottschalk, professora da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do grupo Filosofia da Linguagem e do Conhecimento e líder do grupo Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática. É membro do núcleo de sustentação do GT-Wittgenstein da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).
Gottschalk apresentará mecanismos de formação “de uma imagem de mundo pela criança, e como este processo vai sendo ampliado pela ciência e pela educação”.
“Os enunciados que expressam esta imagem de mundo são denominados pelo filósofo de proposições gramaticais, condições de sentido de nossas descrições empíricas. A confusão filosófica se instaura, segundo Wittgenstein, quando somos aprisionados pela força do modelo referencial da linguagem, confundindo certezas (expressas pelas proposições gramaticais) com conhecimento. Transpondo estas ideias para o ensino de ciências, alguns exemplos serão dados para mostrar que boa parte das dificuldades de aprendizagem tem origem nesta confusão”, disse.
A palestra ocorrerá no auditório Adma Jafet do IFUSP. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
Mais informações: http://portal.if.usp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.