Ciclo de palestras do Museu de Arte Contemporânea da USP ocorrerá de 20 de março a 10 de abril, na capital paulista
Ciclo de palestras do Museu de Arte Contemporânea da USP ocorrerá de 20 de março a 10 de abril, na capital paulista
Promovido pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), o objetivo é examinar como ocorre, no modernismo brasileiro, a construção de uma imagem de nação a partir do recurso aos mitos amazônicos, passando por Mário de Andrade, Raul Bopp e Vicente do Rego Monteiro e centrando-se no caso de Maria Martins.
O evento será composto de quatro encontros, que abordarão os seguintes temas: "Maria Martins: escultura, escritura, cultura. A formação, as obras, as viagens" (20 de março), "O interesse pela Amazônia no início do século 20: de Euclides da Cunha a Mário de Andrade e Raul Bopp" (27 de março), "O interesse pelo primitivo no início do século 20 na Europa e no Brasil: do canibalismo à antropofagia" (3 de abril) e "A Amazônia de Vicente do Rego Monteiro: o desenho, a linearidade, a definição" (10 de abril).
Mais informações: ceema@usp.br ou telefone (11) 3091-3559
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.