Seminário no IAG-USP mostrará como os tremores no Brasil ganharam importância para a ciência nas últimas décadas
Seminário no IAG-USP mostrará como os tremores no Brasil ganharam importância para a ciência nas últimas décadas
Agência FAPESP – O Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realizará o seminário "Tremores de terra no Brasil: oscilando entre novos conceitos e preconceitos" no dia 5 de abril de 2018, às 16h30, em São Paulo.
O palestrante será Marcelo Sousa de Assumpção, professor do IAG, que contará como, até metade do século 20, os tremores no Brasil eram considerados apenas “acomodação de camadas”, sem nenhum perigo ou importância.
Hoje, sabe-se que os sismos no Brasil têm origem nas mesmas forças geológicas ligadas à movimentação das placas tectônicas. Por que as “explicações” sobre os tremores retrocederam, após um início promissor? Houve preconceito dos especialistas para descartar a importância dos tremores? E hoje? Será que as teorias atuais serão consideradas preconceituosas no futuro? Esses serão alguns dos tópicos do seminário.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. O endereço do IAG-USP é rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-4763
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.