Tratamento perturbativo e não perturbativo de problemas de gravidade quântica
20 de março de 2024

As inscrições para o minicurso gratuito do ICTP-SAIFR estão abertas até 31 de março

Tratamento perturbativo e não perturbativo de problemas de gravidade quântica

As inscrições para o minicurso gratuito do ICTP-SAIFR estão abertas até 31 de março

20 de março de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá, entre 20 e 24 de maio, o “Minicurso sobre tratamento perturbativo e não perturbativo de problemas de gravidade quântica”.

Gratuito e em inglês, o evento pretende ser uma discussão de problemas específicos da gravidade quântica, com foco em aspectos não tradicionais, ou seja, qualitativamente novos, e abordagens não perturbativas. O público-alvo inclui estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos.

Manuel Asorey, da Universidade de Saragoça (Espanha), ministrará um módulo de introdução à gravidade quântica. Gabriel Menezes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), discutirá teorias de campos quânticos derivados superiores. Ilya Shapiro, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tratará de aspectos do teorema do desacoplamento e da gravidade quântica efetiva. Por fim, Gastão Krein, do IFT-Unesp, abordará partículas de massa complexa e seus estados ligados.

Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até 31 de março. Há uma verba limitada para solicitação de ajuda de custo. É necessário conhecimento prévio em Relatividade Geral e Teoria Quântica de Campos.

O minicurso será no IFT, cujo endereço é rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: https://www.ictp-saifr.org/mqgp2024/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.