Colóquio no Instituto de Física da USP, com Heloisa Nunes Bordallo, do Niels Bohr Institute, abordará a ciência dos nêutrons na vida cotidiana
Colóquio no Instituto de Física da USP, com Heloisa Nunes Bordallo, do Niels Bohr Institute, abordará a ciência dos nêutrons na vida cotidiana
Agência FAPESP – O próximo colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) terá como tema “The unique potential of neutrons to study molecules in confinement” e será realizado no dia 13 de junho de 2019, em São Paulo, às 16 horas.
A brasileira Heloisa Nunes Bordallo, professora no Niels Bohr Institute da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, será a palestrante. Na palestra, Bordallo falará sobre a ciência dos nêutrons na vida cotidiana, fornecendo uma visão microscópica dos materiais que utilizamos no dia a dia.
Os nêutrons, da mesma forma que os raios X, penetram na matéria. Mas os nêutrons interagem com a matéria de maneira diferente, permitindo a identificação de elementos com peso molecular muito baixo, incluindo o hidrogênio.
Bordallo apresentará exemplos de estudos na área como a investigação da estrutura de poros dos cimentos dentais e o encapsulamento da proteína HBsAg, usada na vacina contra hepatite B, no adjuvante SBA-15. Também dará uma breve visão do uso das técnicas de estado sólido no estudo do processo de encapsulação e na liberação de drogas.
O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias. O colóquio será feito em português às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do IF-USP, rua do Matão, 1371, Cidade Universitária, São Paulo.
Haverá transmissão ao vivo pela IPTV-USP.
Mais informações em: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1903.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.