Ubirajara van Kolck, diretor de pesquisa do CNRS e professor na University of Arizona, será o palestrante no IFUSP
Ubirajara van Kolck, diretor de pesquisa do CNRS e professor na University of Arizona, será o palestrante no IFUSP
Agência FAPESP – O colóquio The Discrete Charm of Scale Invariance in Nuclear and Atomic Physics será realizado no Instituto de Física da USP, em São Paulo, no dia 14 de junho de 2018, às 16 horas.
O palestrante será Ubirajara van Kolck, diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França, e professor na University of Arizona, nos Estados Unidos.
“A natureza não é certamente invariável em mudanças de escala. Fenômenos e leis são caracterizados por parâmetros que determinam suas dimensões. No entanto, embora a complexidade de alguns sistemas de múltiplos corpos possa se originar de uma profusão de escalas distintas, existem estruturas ricas mesmo quando não há mais de uma escala essencial associada à invariância ‘discreta’ de escala. Vou discutir como estruturas quântico-mecânicas com propriedades únicas, às vezes chamadas de ‘Física de Efimov’, emergem em sistemas nucleares e atômicos intimamente relacionados a partir de uma força de contato de três corpos”, disse Van Kolck.
O pesquisador é membro da American Physical Society e recebeu em 2015 o Prêmio Paul Langevin da Sociedade de Física da França. Graduou-se no IFUSP, com mestrado no IFT-Unesp e doutorado na University of Texas sob orientação de Steven Weinberg, prêmio Nobel de Física de 1979.
O colóquio terá transmissão pela internet, em https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39021.
Mais informações: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1763.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.