Simpósio internacional da Unicamp reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior em uma série de mesas sobre o tema
Simpósio internacional da Unicamp reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior em uma série de mesas sobre o tema
Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediará, entre hoje (15/03) e sexta-feira (17/03), a primeira edição do simpósio internacional Tempos da Utopia.
Quais são os tempos que se encontram no interior da Utopia? Quais são os tempos da recepção utópica? Quais são os tempos da Utopia, ou seja, a quais formas da temporalidade ela se adapta? Existe uma História do Futuro, como propõe o historiador Georges Minois? Quais são os tempos para a Utopia, ou seja, quais elementos contribuem para incentivar a projeção utópica e quais a freiam?
Essas e outras questões serão debatidas por professores e pesquisadores do Brasil e do exterior no evento. O simpósio será composto por palestras divididas em nove mesas temáticas: “Tempos e espaços utópicos”, “Utopias no campo teológico”, “Sentidos da utopia”, “Utopia e Renascimento”, “Os caminhos da utopia ficcional”, “Utopia e formação da cultura brasileira”, “Utopia e História”, “Desafios contemporâneos da imaginação utópica” e “Sociedade e ficção como representação”.
Para participar do evento e receber certificado, o público interessado deve se inscrever por formulário on-line. O simpósio será realizado das 9h às 18h30, no Auditório Raízes, da Diretoria Executiva de Direitos Humanos do prédio do Ciclo Básico da Unicamp, cujo endereço é rua Sérgio Buarque de Holanda, Cidade Universitária, Campinas, SP.
Mais informações: https://temposdautopia.wixsite.com/my-site-2.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.